Adicione na sua agenda:

AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo




José Maurício Mota e Vinicius Carrera convidam para o
V Simpósio Internacional de Uro-Oncologia Oncologia D'Or

 

Mensagem da Comissão Organizadora

Em agosto próximo, realizaremos o V Simpósio de Uro-Oncologia da Oncologia D’Or, cuja história iniciou-se em 2016. Passaram-se os anos e, apesar disto, o Simpósio manteve a sua principal característica em cada encontro: apresentar as extraordinárias transformações ocorridas na teoria e na prática da uro-oncologia.

Este ano, o nosso evento será diferente. A humanidade, perplexa com a pandemia inesperada, ainda não tem respostas sobre o que seremos, como viveremos, como nos relacionaremos e como aprenderemos. A única certeza é que o mundo que habitamos não será mais o mesmo.

Dentro desse contexto, será possível realizar nosso encontro com o mesmo brilho que ele sempre exibiu? Mesmo sem qualquer possibilidade de prever o nosso futuro imediato, temos certeza de que sim, o Simpósio de Uro-Oncologia da Oncologia D’Or concretizará sua missão educativa, iluminando a prática clínica de todos aqueles que aderirem ao evento.

Essa nossa convicção é concreta e fácil de compreender. Em primeiro lugar, realizaremos o evento de maneira virtual, apoiada por plataforma de elevada qualidade técnica, que propicia conforto à audiência e sessões interativas com a plateia, reforçando a aquisição de conhecimentos. Em segundo lugar, contaremos com a participação de um grande número de especialistas nacionais com atuação marcante na área de tumores urogenitais, destacando-se também sete convidados internacionais. Finalmente, gostaríamos de enfatizar que o aprendizado e o exercício da oncologia não se apoiam exclusivamente em conhecimentos técnicos e científicos, bulas ou “guidelines”. Eles envolvem, entre outras coisas, a troca de experiências vivas, o exercício continuado do bom senso, um olhar para os sentimentos, o conhecimento profundo da natureza e da índole humana, enfim, valores que textos lineares ou máquinas frias não são capazes de captar e transmitir. Mais do que tudo isso, o aprendizado e a prática da oncologia envolvem uma interação harmoniosa entre os vários especialistas, que somente o diálogo direto e a proximidade física, mesmo que virtual, podem conceder.

Por todos esses motivos os Simpósios de Uro-Oncologia da Oncologia D’Or sobreviveram, e, pelos mesmos motivos, se perpetuarão. Por isso, convidamos nossos colegas a participar da nossa 5ª celebração, certos de que todos viverão momentos de encanto e de crescimento pessoal, não só pelos seus aspectos técnicos, mas, principalmente, pelo convívio enriquecedor que os textos e as máquinas nunca conseguirão substituir.


COORDENADORES

Miguel Srougi
Miguel Srougi
Urologista - Rede Dor São Luiz. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1970, com Residência em Cirurgia-Urologia em 1971-1974 no Hospital das Clínicas - Estágio de pós-graduação em Urologia na Harvard Medical School (Boston, EUA), em 1976 e 1977 Mestrado (1975), Doutorado (1978) e Livre Docência (1985) pela Universidade de São Paulo Professor Titular de Urologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, no período de 1996-2005 Professor Titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desde 2005
Karina Gondim Moutinho da Conceição Vasconcelos
Karina Gondim Moutinho da Conceição Vasconcelos
Médica Radio-oncologista - Hospital Vila Nova Star Graduação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Residência em rádio-oncologia pelo Hospital Sirio-Libanes (SP) Coordenadora do serviço de radioterapia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) - HCFMUSP Coordenadora Radioterapia Hospital Vila Nova Star
José Mauricio S. C. Mota
José Mauricio S. C. Mota
Oncologista - Oncologia D'Or São Paulo Graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Residência em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Residência em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Doutorado em Oncologia Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado/Advanced Clinical Fellowship em Tumores Genitourinários pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Chefe do Grupo de Tumores Genitourinários (Oncologia Clínica) do ICESP/FMUSP
Vinicius Carrera Souza
Vinicius Carrera Souza
Oncologista - Oncologia D’Or –Bahia. Diretor do grupo cooperativo de pesquisa Clínica da America Latina (LACOG). Vice-presidente da SBOC regional Bahia,
Palestrantes Internacionais
ANDRÉ BERGER
O DR. ANDRÉ BERGER É ESPECIALISTA EM CIRURGIA ROBÓTICA PARA CÂNCER E DOENÇAS BENIGNAS, RECONHECIDO NACIONAL E INTERNACIONALMENTE. ATUALMENTE É PROFESSOR DE UROLOGIA NA UNIVERSITY OF SOUTHERN CALIFORNIA USC EM LOS ANGELES E CHEFE DO NÚCLEO DE MEDICINA ROBÓTICA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO. SUA EXPERIÊNCIA PESSOAL EM CIRURGIA ROBÓTICA SUPERA A MARCA DE 2.500 PROCEDIMENTOS, SENDO UM DOS PROFISSIONAIS MAIS EXPERIENTES EM CIRURGIA ROBÓTICA DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA. SEU FOCO PRINCIPAL É O TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA, RIM E BEXIGA. DR. BERGER COMPLETOU FELLOWSHIPS EM CIRURGIA LAPAROSCÓPICA E ROBÓTICA EM CENTROS QUE SÃO REFERÊNCIA MUNDIAL, CLEVELAND CLINIC E UNIVERSITY OF SOUTHERN CALIFORNIA (USC).
ARLENE SIEFKER-RADTKE
Arlene Siefker-Radtke é Professora de oncologia genitourinária na Universidade do Texas, M. D. Anderson Cancer Center, e Co-líder Clínica no M. D. Anderson Bladder SPORE. Seu foco de pesquisa é no desenvolvimento de terapias efetivas para o tratamento do câncer urotelial e outros tumores raros da bexiga e trato superior. Ela é bem conhecida pelos seus desenhos inovadores de estudos clínicos, desenvolvimento de agentes novos e alvos inclusive a imunoterapia, inibidores de FGFR, e inibidores de proteassoma, desenvolvimento de quimioterapia neoadjuvante, e especialização no tratamento de tumores da bexiga, até os mais raros.
AXEL MERSEBURGER
Departamento de Urologia, Universitätsklinikum Schleswig-Holstein, Campus universitário Lübeck, Alemanha. Axel Merseburger é Professor de Urologia e Chairman do Departamento de Urologia no hospital universitário Schleswig Holstein, Campus universitário Lübeck, na Alemanha. Após se formar na Faculdade de Medicina de Hannover em 2002, fez residência em cirurgia e urologia na Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, seguida de um fellowship de pesquisa na Faculdade de Medicina Miller em Miami, EUA (2006). Ele se tornou Professor Associado em 2009 e Professor Titular em 2012 na Faculdade de Medicina de Hannover. Em 2015 foi promovido se tornando o Chairman do Departamento de Urologia da Universidade de Lübeck. Ele estudou todos os aspectos de cirurgia urológica aberta e endoscópica e possui interesse particular em cirurgias laparoscópicas e assistidas por robô, especialmente para o manejo de câncer de próstata, renal e de bexiga. O Professor Merseburger é membro de várias organizações de uro-oncologia é o Chairman eleito do European Scholarship Program (ESUP) da Associação Europeia de Urologia (EAU) e foi Chairman do Grupo de Diretrizes da EAU para Lasers e Tecnologias. Ele atua como revisor e membro do conselho editorial de várias revistas indexadas de urologia e oncologia e é editor associado da revista World Journal of Urology e editor chefe da European Journal of Haematology and Oncology e da Aktuelle Urologie. A atividade de pesquisa do Professor Merseburger engloba os aspectos moleculares e clínicos da uro-oncologia, com interesse específico em biomarcadores e fatores prognósticos para o câncer de próstata, carcinoma e células renais e carcinoma de células de transição. Ele é autor e coautor de mais de 300 artigos especializados e é o investigador principal em vários estudos clínicos de fase II e III dentro de campo de uro-oncologia.
JAMES EASTHAM
James A. Eastham, MD, é oncologista cirúrgico que completou seu fellowship em oncologia urológica em 1995 e vem trabalhando desde então, dedicando os últimos 20 anos exclusivamente ao cuidado de homens com câncer de próstata. Atualmente ele é o Chefe do serviço de urologia no Departamento de Cirurgia do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Diretor de Pesquisa Clínica do Serviço de Urologia, e Co-líder da Equipe de Manejo de Doenças Genitourinárias do MSK. O Dr. Eastham possui o título Peter T. Scardino Chair em oncologia no MSK. Ele é membro do Comitê de Diretrizes de Câncer de Próstata do NCCN (National Comprehensive Cancer Network), tesoureiro do Capítulo de Nova Iorque da AUA, e membro do Conselho de Administração do American College of Surgeons (representante da AUA). A principal linha de pesquisa do Dr. Eastham envolve a melhora dos desfechos (por exemplo, controle do câncer, continência urinária, e função sexual) após cirurgia do câncer de próstata e nas correlações clínicas e análise de biomarcadores do câncer de próstata.
JASON EFSTATHIOU
Jason A. Efstathiou, MD, DPhil, é Professor de radio-oncologia na Harvard Medical School (HMS) além de Diretor da Divisão Genitourinária (GU) no Departamento de radio-oncologia e Codiretor Clínico do Centro Claire and John Bertucci para câncer genitourinário no Hospital Geral de Massachusetts.
MICHAEL HOFMAN
O Professor Michael Hofman é médico em medicina nuclear no Centro de Câncer Peter MacCallum em Melbourne, no único hospital público dedicado ao tratamento de câncer, ensino e pesquisa da Austrália. Ele também atua na Universidade de Melbourne e antes disso completou um fellowship no Hospital Guy‘s & St Thomas em Londres. O Professor Hofman é Diretor do Centro de Excelência em Teranóstica e Imagens para Cancêr de Próstata (ProsTIC) no Centro Peter Mac. Suas pesquisas focam na melhora dos desfechos para homens com câncer de próstata e está engajado em estudos pré-clínicos e de fases 1 a 3. Ele já conduziu vários estudos clínicos pioneiros de imagens de PET/CT de PSMA e tratamentos inclusive o estudo ProPSMA que estabeleceu o PET/CT de PSMA como substituto da tomografia computadorizada padrão e da cintilografia óssea, e o estudo TheraP que comparou Lu-177-PSMA com a quimioterapia usando cabazitaxel. Ele é autor ou coautor de mais de 160 artigos especializados e é membro científico da Australasian Radiopharmaceutical Trials Network (ARTnet), Vice-Chairperson do Programa Científico de Oncologia da Sociedade de Medicina Nuclear e Imagens Moleculares (SNM) e Membro do Conselho do SNMMI Theranostic Center of Excellence. Nesses cargos, ele pretende progredir na área por meio do desenvolvimento e realização de estudos clínicos. Ele é editor de várias revistas internacionais inclusive o Journal of Nuclear Medicine.
Realização

Apoio

Plataforma

Gerenciamento

Apoio Institucional

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

Patrocínio