CONFIRA A MENSAGEM DA COORDENAÇÃO CIENTÍFICA DO SIMPÓSIO

Dr. Eduardo Rego
Dr. Marco Salvino

Mensagem da Comisssão Científica


O Simpósio Internacional de Hematologia da Oncologia D’Or já se consolidou como um evento importante dentro do calendário da hematologia brasileira, trazendo uma contribuição relevante para a prática da especialidade em nosso meio.

Após dois anos de evento no formato virtual devido à triste pandemia e restrições, voltamos com a sétima edição no formato híbrido. Receberemos todos os palestrantes e centenas de participantes na cidade de Salvador, na acolhedora Bahia. E manteremos o formato virtual para que todos aqueles que não puderem vir possam também acompanhar o encontro.
Este ano destacamos sessões dos “pros and cons”de situações muito controversas da onco-hematologia, e as aulas ministradas pelos palestrantes internacionais e nacionais com foco na inovação e novas perspectivas.

Traremos um novo módulo dedicado às equipes multiprofissionais que atuam diretamente com o paciente hematológico. O Simpósio abordará muitos dos principais temas da hematologia, de forma dinâmica, interativa, aproximando palestrante e convidado .

Sua participação no encontro será fundamental para o sucesso do evento!

Bem-vindos ao VII Simpósio Internacional de Hematologia Oncologia D’or.

Palestrantes


Palestrantes


ALINI ORATHES PONTE
*Alini Orathes Ponte Geriatra especialista em Medicina Paliativa pela SBGG/AMB. Mestranda do Programa de pós graduação de Medicina e Saúde da UFBA. Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Edgard Santos e do Hospital Aliança Rede D‘Or de Salvador.
ANA LUZIA SCHRIEFER
Médica Hematologista pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos - UFBA. Hematologista da Cehon Oncologia D‘Or.
ANDREZA FEITOSA RIBEIRO
Coordenadora Médica da Unidade de TMO do Hospital Brasil - Rede D‘OR ABC Hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein - SP Coordenadora do Comitê de Terapia Celular da SBTMO Chair do Comitê de Acreditação da Sociedade latino Americana de TMO Membro do Comitê de Desfechos clínicos em TMO do FACT
BRUNA MAGALHÃES GOTARDO SALVINO
- Médica Hemoterapeuta e Quality Manager da Unidade de Transplantes e Terapia Celular - Hospital São Rafael - Oncologia D‘Or - Inspetora da Acreditação em Terapia Celular - JACIE Formação: Medicina - Universidade Federal da Bahia Pediatria, Hematologia Pediátrica e Hemoterapia - UNIFESP Título de Hematologia/Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea Formação como Inspetora de Terapia Celular: JACIE, Barcelona, Espanha
BRUNO SOLANO DE FREITAS SOUZA
Médico - Graduação UFBA Mestre - Biotecnologia FIOCRUZ Doutor - Patologia Humana UFBA Atualmente possui vínculo de pesquisador pela Fiocruz e pelo Instituto D‘Or de Pesquisa e Ensino e coordena o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael.
CAROLINA COUTO
Psicóloga formada pela UFBA 1996. Psicologia Clínica, Hospitalar/Psico-oncologia. Psicóloga da onco-hematologia e do TMO do Hospital São Rafael D'or BA.
CARSTEN NIEMANN
Hematologista com mais de 10 anos de experiência prática em laboratórios de pesquisa de hematologia na Europa e nos EUA, liderando o laboratório de pesquisa de LLC e o programa de pesquisa clínica em Rigshospitalet, Copenhague, Dinamarca. Combinando a caracterização genética e funcional de CLL e células microambientais, testes de MRD e diagnóstico de LLC com base nas colaborações EuroMRD e ERIC, juntamente com estudos epidemiológicos.
CECILIA LUZ DE ALENCAR ROCHA
Graduada em 1994 em Medicina pela Escola de Medicina e Saúde Pública de Salvador, fez residência médica em Clínica Médica e Hematologia e Hemoterapia na Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo – USP, no período de janeiro de 1995 a janeiro de 1999. Possui o título de Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo MEC e de Hemoterapia pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
CRISTIANE ALMEIDA REQUIÃO DE PINNA
Médica hematologista da Rede D’Or Bahia. Hematologista e preceptora da Residência em Hematologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da UFBa. Fez residência médica em Clínica Médica e em Hematologia e Hemoterapia USP - SP de janeiro de 1995 à janeiro de 1999. Possui título de especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo MEC.
DAVIMAR BORDUCCHI
Profa. Dra. Davimar MM Borducchi Professora Assistente da Disciplina de Hematologia e Oncologia do Centro Universitário ABC/FMABC. Coordenadora da Hematologia da Oncologia D‘Or Regional ABC Coordenadora da Hematologia do HEMC. Coordenadora da Residência Médica em Hematologia da FMABC
EDUARDO MAGALHÃES REGO
Coordenador Nacional da Hematologia da Oncologia D’Or Chefe da Equipe da Hematologia nos Hospitais Vila Nova Star e Hospital e Maternidade São Luiz Itaim Professor Titular de Hematologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Coordenador do Serviço de Leucemias do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) Chair do International Members Committee da American Society of Hematology (2019-presente) Diretor Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) (2022-presente)
EDVAN CRUSOÉ
Hematologista do Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia Hematologia CEHON. Mestre e doutor pela Santa Casa de São Paulo. Membro da IMWG e do International Myeloma Society.
FABIO MOORE NUCCI
Doutor em medicina clínica e hematologia pela UFRJ, Médico hematologista da Oncologia D‘Or e do serviço de hematologia do HUAP - UFF.
FLÁVIA XAVIER
Médica hematologista coordenadora da Hematologia D’Or do DF. Professora Adjunta de hematologia da UNB. Chefe do serviço de hematologia do HUB-UNB/Ebserh. Doutora em ciências médicas pela USP.
GIANCARLO FATOBENE
Possui graduação em Medicina, especialização em Clínica Médica e Hematologia e Hemoterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especializado em transplante de células tronco hematopoiéticas e onco-hematologia no Hospital Sírio Libanês. Fellowship clínico em transplante de células tronco hematopoiéticas no Seattle Cancer Care Alliance/Fred Hutchinson Cancer Research Center (EUA). Membro da American Society of Hematology (ASH) e Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO).
GREICIANE MOTA
Enfermeira graduada pela UCSAL Pós graduação em enfermagem oncológica pela Atualiza Enfermeira líder das unidades de internação de oncologia, hematologia e semi intensiva TMO do hospitalzão Rafael Líder do time de PICC do hospital São Rafael
GUILHERME BRASIL DUFFLES AMARANTE
Médico onco-hematologista. Residência de Hematologia e Hemoterapia na universidade de campinas (UNICAMP). Especialização em onco-hematologia e transplante de medula óssea no hospital Sírio-Libanês (HSL). Atua como médico hematologista no Hemocentro da Universidade de Campinas (UNICAMP) e como assistente de onco-hematologia e transplante de medula óssea na Oncologia D‘Or, Rede D‘Or São Luiz.
JULIANA DE ANDRADE SANTOS
Formada em medicina pela Universidade Federal da Bahia em 2004. Residência de Hematologia e Hemoterapia no Hospital Universitário Professor Edgard Santos - UFBA Médica Hematologista no CEHON desde 2009 Professora substituta da Disciplina de Hematologia UFBA de 2009 a 2011 Médica Hematologista e preceptora da residência de Hematologia do Hospital Professor Edgard Santos - UFBA desde 2011 Investigadora e subinvestigadora em estudos clínicos relacionados à Mieloma Múltiplo
MARCO AURELIO SALVINO
Professor de Hematologia da UFBA Supervisor da Residencia Medica de Hematologia e Hemoterapia do Hospital das Clinicas-UFBa Cordenador da UTCell- Unidade de Terapia Celular do Hospital Sao Rafael D´or- BA PI de Estudos Clinicos em Hematologia IDOR BA
MARCOS DE LIMA
O Dr. Marcos de Lima é Professor de Medicina na Universidade Case Western Reserve, Chefe da divisão de hematologia e Diretor do Programa de transplante de células tronco no hospital universitário Cleveland Medical Center. Ele possui larga experiência no desenvolvimento e condução de estudo clínicos no contexto de transplantes de células tronco hematopoiéticas para neoplasias mieloides e em terapia celular. O foco de sua pesquisa é em estratégias para expandir transplantes alogênicos para pacientes sem irmãos HLA-idênticos, no tratamento e prevenção da recaída da leucemia após o transplante, e estratégias de terapia celular para o tratamento de neoplasias hematológicas.
MARIA DA GLÓRIA BOMFIM ARRUDA
Hematologista da Oncologia D‘Or BA e do Hospital Aliança. Coordenadora Regional Bahia de Hematologia – Rede Oncologia D’Or. Especialização em Hemoterapia – The New York Blood Bank – New York. Research Fellow da International Infectious Disease Division– The Cornell University Medical College, New York. Professora Associada de Medicina, Faculdade de Medicina – UFBa (1992-2021).
MARTIN HUTCHINGS
É hemato-oncologista e consultor sênior do Departamento de Hematologia do Rigshospitalet do Hospital Universitário de Copenhague. Ele é responsável pelo tratamento de linfoma e pesquisa clínica e pela única unidade de Fase 1 da Dinamarca para tratamento experimental de malignidades hematológicas. Após a obtenção do grau de médico e do mestrado (2000), formou-se em medicina nuclear até seguir a atual especialização em oncologia clínica. Em 2006, defendeu seu doutorado em PET/CT em linfoma de Hodgkin. O Dr. Hutchings é um membro ativo do EORTC Lymphoma Group e presidiu o grupo de 2013 a 2017. Ele lidera uma série de estudos clínicos e translacionais no campo do linfoma, com ênfase nos estudos de hematologia de fase 1 e nas fases 2 e 3 Linfoma de Hodgkin e linfoma de células do manto, mantendo um interesse científico especial no papel da imagem molecular do linfoma maligno. Escreveu vários artigos em revistas e capítulos de livros e atua como orientador de um grupo dinâmico de estudantes de doutorado.
PAULO SOARES
Graduação em Medicina e Residência em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas - SP. Fellowship em Biologia Molecular pelo Medical College of Winsconsin. Hematologista da Oncologia D‘Or DF.
PEDRO PEREIRA NEFFÁ
Médico formado pela Universidade Federal Fluminense com residência em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente trabalha no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo HC-FMUSP e no Hospital São Luiz Itaim/Oncologia D’Or.
PRISCILA PINTO COSTA
Farmacêutica graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em Farmácia Clínica em Oncologia pela Universidade Estácio de Sá. Pós graduanda em Gestão Pública pela UEFS. Experiência na área hospitalar em Farmácia Clínica. Atuando na Oncologia do Hospital São Rafael Rede D‘Or São Luiz.
RENATA LYRIO RAFAEL BAPTISTA
Médica Hematologista da Oncologia D‘Or/Quinta Dor Professora adjunta da UERJ/ HUPE Formada pela UFRJ. Residência médica de Hematologia pela UERJ. Residência de Transplante de medula óssea pela UFRJ.
SUELLEN RICCIO SIMÕES
Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas Professor Edgard Santos Fellowship em TMO no Hospital São Rafael, Salvador
TIAGO THALLES DE FREITAS
Médico Diarista da Unidade de Transplantes e Terapia Celular - Hospital São Rafael Oncohematologista - Oncologia D’Or Formação: Medicina - UFCG Clinica Medica - Santa Casa da Bahia Hematologia e Hemoterapia - UFBA Transplante de Medula Óssea - San Raffaele Scientific Institute - Milão - Italia
VANDERSON ROCHA
Professor, Doutor Vanderson Rocha atualmente é médico coordenador de doenças hematológicas e transplante de medula óssea na Rede D’or São Luiz Hospitais. Professor titular no HCFMUSP, Diretor do Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da Divisão de Clínica Médica I do ICHC. É presidente da Fundação Pró-sangue Hemocentro de São Paulo e atua como Consultor científico na Universidade de Oxford/Churchill Hospital NHS Trust e na Eurocord.
VANESSA COSTA
Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador. Especialização em Epidemiologia Hospitalar pela Universidade Federal de São Paulo. MBA em Gestão Executiva em Saúde pela FGV. Supervisora da Qualidade do Hospital São Rafael - Rede D‘Or
WELLINGTON FERNANDES DA SILVA JUNIOR
Médico Assistente do Ambulatório de Leucemias Agudas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/Universidade de São Paulo e do Hospital São Luiz Rede D‘Or. Residência em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutor (PhD) pela Faculdade de Medicina da USP. Membro associado da American Society of Hematology (ASH) e Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).
FABIO CICERI
Full Professor of Hematology, Vita-Salute San Raffaele University Director, Hematology and BMT Unit, IRCCS San Raffaele Scientific Institute
FERNANDO SÉRGIO BLUMM FERREIRA
Residência em hematologia pela santa casa de São Paulo Especialização em oncohematologia e transplante de medula pelo hospital sírio libanês São Paulo Coordenador de hematologia e Tmo da regional Brasília da rede D’or.
Michel Michels de Oliveira
Hematologista Hospital Santa Cruz Hematologista Hospital Nossa Senhora das Graças Hematologista / Pesquisador do Centro Integrado de Oncologia de Curitiba Hematologista HEMEPAR Mestre em Medicina Interna UFPR
REIJANE ASSIS
Hematologista da Cínica Neoh/Oncologia-PE e TMO do Hospital Memorial São José Doutora em Oncologia Clínica pelo ACCCamargo Cancer Center. Hematologista do Hospital Cancer de Pernambuco e HEMOPE
RENATO DE CASTRO ARAUJO
Médico hematologista especialista em Transplante de Medula Óssea do INCA e Oncologia D‘Or. Responsável técnico pelo TMO no hospital Quinta D‘Or. Responsável técnico pelo TMO na Clínica São Vicente.

Local do Evento

Deville Prime Salvador

R. Passárgada S/N - Itapuã, Salvador/BA - 41.620-430

Realização

Apoio

Solução Digital

Gerenciamento

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

PATROCÍNIO